quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A CONSCIÊNCIA NEGRA ESTÁ NO BARTOLOMEU

ROFESSORA SÔNIA:

A história do Brasil foi construída através da escravidão dos negros trazidos da África. Durante todo o período de escravidão os negros foram humilhados, maltratados, com sofrimentos de todas as formas imagináveis. Até que um dia a escravidão acabou. Mas, infelizmente, o sofrimento para os afrodescendentes continuou, na forma de preconceito, de exclusão social.

O preconceito racial se tornou um problema social muito grave. E o caminho certo para combater qualquer problema social é conscientizar os jovens e crianças, na Escola. E foi pensando nisso, que o Presidente Lula e o Ministro da Educação, em 09 de janeiro de 2003, aprovaram a Lei 10.639, que altera a LDB e obriga o estudo da cultura afrobrasileira nas escolas e inclui no calendário escolar o Dia da Consciência Negra, que é dia 20 de novembro. O objetivo da Lei é levar os alunos a estudarem a história da África e dos afrodescendentes e sua contribuição na história de nosso país, e, é claro, serem tratados com todo o respeito e oportunidades que merecem.

Neste mês de outubro e início de novembro todos do Bartolomeu, principalmente os professores e os alunos, pesquisaram muito na Internet, em livros, revistas, filmes e músicas e montaram cartazes e painéis, pintaram telas, fizeram um belo trabalho de arte africana pintando todo o pátio da escola, montaram um livro de frases, poemas e textos de opinião, e apresentaram o espaço cultural, com danças africanas e o desfile de moda africana. E ainda tivemos a participação especial do grupo de capoeira do professor David. Foi tudo muito bonito e muito produtivo. Realmente valeu a pena o esforço de todos.

É o Bartolomeu a cada dia lutando por uma educação de qualidade e também lutando contra o preconceito e por uma sociedade mais igualitária.

Paulo Sérgio.

ROFESSORA SÔNIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário